domingo, 29 de junho de 2014

Brasil, o país do contraditório.

Vaias ao hino chileno. Você está indignado com a falta de educação da torcida brasileira ontem em Belo Horizonte?

Pois bem, agora responda: você também ficou indignado com a manifestação desrespeitosa contra a Presidente Dilma na estreia brasileira da Copa? Ou achou lícita e justificada a reação do “popular”?

Sabe qual a diferença entre os dois episódios? Nenhuma.

Os dois fatos escancaram a completa falta de respeito e civilidade da população brasileira, independente de classe social. Quem apoia o xingamento contra uma autoridade para o mundo ver, deve obrigatoriamente concordar com a vaia ao hino nacional de outro país. Se apoia de um e não o outro, é hipócrita!

Por outro lado, é incrível a indignação no momento em que um estrangeiro expressa-se contra o brasileiro, especialmente se for de forma desrespeitosa. E então, exigimos um respeito em nosso favor que não exercemos com os outros?

Esse tipo de gente é a mesma que compartilha a ação de mascarados em manifestações nas redes sociais, além de apoiarem a diversos movimentos anárquicos existentes no país atualmente, cada um com seu formato e tamanho.

Além disso, são incapazes de suportarem argumentações contrárias, discordâncias, e para isso só utilizam do expediente da violência verbal e moral aos que entendem como "burros e ignorantes" para TENTAREM validar o que falam. Pobres coitados, só provam que são contraditórios, desprezando a manifestação contrária em detrimento da defesa de suas convicções.

Mas todos esses episódios ocorridos na Copa não são os maiores problemas. Os piores são todos os demais fatos que ocorrem no dia-a-dia, pois espetáculo esportivo acabará daqui alguns dias, mas as manifestações desrespeitosas, violentas e mal educadas continuarão acontecendo, independente do tempo.

Sem dúvida a educação é a solução para todos esses males. Mas não a educação tradicional do ler e escrever, estamos falando da educação cívica, aquela que você aprende na escola e em casa. Sem isso, o circo de horrores continuará firme e forte.

É espetacular a capacidade dos brasileiros reivindicarem direitos sem cumprirem seus deveres mais básicos. Somos verdadeiramente herdeiros de séculos de descasos e desmandos, e isso se reflete em nossas atitudes.

Difícil é imaginar que no dia em que nos dermos conta disso, talvez tudo o que nos é reservado terá se esvaído, e continuaremos as mesmas migalhas que temos hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário