domingo, 18 de maio de 2014

Destaque da semana: Caos pernambucano

Uma vergonha. Essa é a definição para a onda de saques que ocorram na última semana em Pernambuco.

Com a greve da Polícia Militar no estado, a população aproveitou-se da situação para promover uma série de crimes contra o patrimônio privado, roubando pessoas, lojas, caminhões, parecendo mais um ataque de formigas a um inimigo natural.

São vários os vídeos que estão na internet flagrando a ação dos populares, assim como a decepção dos donos de estabelecimentos comerciais atacados, limitados a contabilizarem as perdas de tudo o que foi roubado e depredado. Em um dos relatos, o comerciante chegou ao seu estabelecimento em meio a ação dos vândalos, e somente com a ajuda da Polícia Rodoviária conseguiu frear o ímpeto dos ladrões de conveniência.

Tentando criar um paradoxo entre o fato e o país, a pergunta que surge: é possível que esse povo seja o mesmo que protesta contra a corrupção do governo os desmandos da política nacional? São merecedores de crédito em suas reivindicações?

Fazer qualquer comparação desse roubos ocorridos no Pernambuco com os inúmeros desvios de verbas públicas realizados nas entranhas dos governos não  é mera coincidência. Um fato é retrato do outro, mostrando que o problema não é só institucional, mas sobretudo moral, de educação e de civilidade.

Não é possível que o fato da Polícia Militar entrar em greve reivindicando direitos legítimos para si delibere a ação selvagem de uma população insana, que pratica atos os quais acha bonito lutar contra diante da televisão.

O sentimento de impunidade que julgamos fazer parte da vida da classe política é o mesmo que motiva esse tipo de ação, e quem se presta a esse tipo de papel é tão ladrão quanto aqueles que lesam o erário público, apenas em proporção menor.

Após o restabelecimento da ordem com a volta da PM às ruas, na última sexta uma parte dos bens roubados começaram a ser devolvidos por algumas pessoas  que se preliminarmente se "arrependeram" do crime de ocasião que cometeram. De certo que a consciência desses pesou a ponto de tomarem a atitude de devolver o fruto de suas ações. Mas pelo ocorrido, credito muito mais esse lapso de honestidade ao medo de ser identificado e preso pela polícia do que de arrependimento sincero e genuíno.

Isso mostra que nós temos SIM o governo que merecemos, e parecemos hipócritas quando saímos às ruas contra a corrupção.

Como já diz o ditado popular “a ocasião faz o ladrão”, e quando o veículos internacionais alertam os turistas para de precaverem ao virem ao Brasil para a Copa, não fiquemos indignados, eles apenas não estão acostumados a algo que para nós parece ser rotineiro e endêmico: a falta de moral e caráter de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário